terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O poder de cada ser.

Hoje é um dia especial na empresa onde trabalho. O primeiro-ministro vem promover as novas tecnologias num ambiente também tecnológico criado pela Fujitsu Services.
Depois de um frenesim constante de preparação rigorosa, uma ansiedade apodera-se de todos. Por um momento, não existem superiores, somente subalternes a uma única pessoa superior. Toda esta agitação levou-me a pensar sobre o que realmente significa ser superior. A superioridade defina-se pela capacidade que se tem de controlo sobre um grupo de pessoa. Quanto mais pessoas são dependentes do nosso trabalho, mais poder se tem e daí surge a superioridade.
Algo me deixa curioso. Considerando uma visão mais esotérica da questão, o poder está associado a um chacra do plexus solar muito desenvolvido. Todos já sentimos um aperto no estômago quando perto de alguma pessoa considerado “mais importante” ou VIP. Isto leva-me a conclusão que a superioridade, a nível energético, está associado a uma troca de energia em que o subalterne oferece ao superior energia que o alimenta e o faz crescer, tornando-o ainda mais poderoso. Lembro-me de ter lido, há uns dias, uma frase que rezava algo semelhante ao seguinte: “ With great power comes great responsibility”. Obviamente que nada de importante nos diz, não obstante leva-me a duas questões. Estará o medo da responsabilidade associado ao medo do poder individual que cada um possui e desconhecido pela maioria? Conscientes do dito neste post, será que pretendemos continuar a oferecer intensionalmente essa energia que acaba por nos faltar nos momentos mais decisivos?

Sem comentários: