sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

O amor.

Escrever um blog sobre a vida e não dedicar um post acerca do amor seria quase uma heresia. Ainda mais numa altura em que o dia dos namorados está a porta.
No meu entender, vida e amor são a mesma palavra. Haverá alguém no mundo capaz de viver sem amor?
Desde que comecei a trilhar este meu caminho espiritual, uma questão é recorrente nos momentos de dificuldades, onde se encontra o amor nesta situação?
Claro que houve alturas em que a resposta foi instantânea e outras em que a resposta demorou anos.
No final, e quando encontrava esse amor, uma sensação de alívio combinada com satisfação pessoal com um cheiro de grandeza e uma pitada de euforia preenchia o meu ser. Tinha finalmente deixado a porta fechada e estava pronto para trilhar todas as novas oportunidades à minha frente.
Este fim de semana aprendi que, na nossa vida, todas as portas devem ser enceradas depois de passarmos por ela, para não se ter de voltar para trás para fechá-las no futuro. Mais do que nunca me apercebo de todas as que deixei abertas. Não obstante sinto-me em paz porque sei que elas somente estão abertas dentro de mim e que a qualquer altura, poderão ser encerradas.
Tenho tentando manter esse amor dentro de mim e por vezes perco-o inconscientemente voltando a procurá-lo em todos os recantos exteriores e interiores quando nunca saiu de dentro de mim, somente se desligou. Mais uma vez percebo que o amor não é para se procurar mas sim para se sentir. Se é um sentimento, este somente pode estar dentro de nós.
A verdade é que a tarefa de manter o amor pode parecer árdua pois o que olhamos à nossa volta nem sempre nos agrada. Mas será assim tão difícil amarmos em qualquer situação? Ou melhor, não será para nos mantermos de alguma forma sádica na dor que nos esquecemos do amor?

2 comentários:

silvestre disse...

Há bastante gente no mundo capaz de viver sem amor. Aliás, não conseguiriam viver com ele.

Na meu entender amor e compreensão são bastante sinónimos. Mas não são o mesmo. Se amor fosse vida ou compreensão. Não precisavamos de palavras, tudo era o mesmo e o mundo era definitivamente um lugar pobre e estagnado.

Mais uma conversa para... a seguir a um jogo dos países?

Fred disse...

Na minha opinião, existe somente dois sentimentos, o amor e o medo sendo que todos os outros são somente uma derivação destes dois. Daí não existir muita divergência entre amor e compreensão. Mas explicarei isso um pouco mais a frente no meu blog. Agradeço-te os teus comentários que me levaram a ter ideias para o meu blog. Obrigado.