quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Conceitos.


Depois de ter lido alguns comentários que o meu amigo Silvestre deixou com uma boa apresentação da sua opinião, lembrei-me de nunca ter deixado aqui uma noção clara de alguns conceitos que são a base do meu pensamento. Também porque acredito que a comunicação é mais fluida quando existe uma espécie de convergência de conceitos, irei, nos próximos posts, apresentar vários conceitos que considero importantes para uma interpretação talvez mais profunda desta elipse mental que me leva a escrever. É claro que este blog continue a ser um forúm aberto a questões ou opiniões sobre os assuntos apresentados.

2 comentários:

silvestre disse...

Gostava que as galinhas conseguissem, de facto, por ovos quadrados. Tal como há ideias quadradas, lineares, redondas, etc. Também poderiam ser assim os ovos. Mas a natureza escolhe sempre o caminho mais fácil para as coisas. Uma galinha certamente não pensa porque é que põe um ovo oval.

Nós os homens temos a mania de complicar tudo, saber como foi o início das coisas, ou início do universo é um dos exemplos. O universo é existe e é assim. Será assim tão necessário saber como tudo começou? Tal como a galinha sente (porque não sabe) que chegou a hora de deitar um ovo. Também para nós, homens, não deveria ser tão importante saber como tudo começou, mas sim saber como se sente aquilo que é natural e que funciona. Porque digo eu isto? Porque acredito que, na grande maioria das vezes, o homem é presunçoso demais para admitir que tem limitações de compreensão e que mesmo no fim da sua vida vai ser demasiado jovem para saber algumas coisas. O homem não precisa de saber. Ele precisa, a meu ver, reflictir sobre o que sente, apenas isso, e sobre aquilo que é natural. Se conseguir isso, parece-me que vai saber mais do universo e de Deus do que alguma vez pode almejar pela via do conhecimento erudito ou da palavra escrita por outros, que relatam apenas aquilo o que a sua compreensão lhes permitiu aceder. Esta enorme vontade do ir para lá daquilo que se sabe, faz correr o risco de que em círculos incomuns também se geram lugares comuns, que por serem menos comuns que outros não o deixam de ser.

Abraço a ti e à tua senhora

Fred disse...

É verdade. Tentamos sempre compreender porque os ovos são ovais e não redondos o que por vezes nos leva a simplesmente esquecer o momento. Não obstante, tenho aprendido que saber as nossas origens pode também nos ajudar a nos compreendermos como seres e a definir o que queremos para nós.
Explicar conceitos onde a nossa personalidade é baseada, é um exercício saudável quando se tem consciência dos limites da nossa compreensão e não entramos em ciclos mentais intermináveis.
Na minha aprendizagem, somente encontro respostas quando não as procuro. Procurar por respostas somente faz aumentar as questões. Na minha vida, a intuição tem sido a minha melhor ajuda em entender certos conceitos. É simples, faz a pergunta e espera pela resposta, ela chegará. Queres tentar?